João 10.9
O Senhor Jesus apresentou-se como a porta que dá para a salvação.
Ele disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; entrará e achará pastagem” João 10.9
“Vamos examinar cada palavra da declaração” Eu sou a porta”.
O pronome pessoal “Eu” refere-se ao Senhor Jesus Cristo. Quando Ele diz “Eu sou a Porta”, Ele exclui tudo e todos.
Daí, a igreja – ainda que uma instituição divina não é a Porta. O pregador, embora capaz de mostrar a Porta aos seus ouvintes, não é a porta.
As ordenanças, embora dadas pelo Senhor não são a Porta. As boas obras, embora desejáveis nos crentes nos crente, não são a Porta.
O próprio Senhor é a Porta! Ele disse:
“Ninguém vem ao Pai senão por mim (João14.6).
Está escrito: “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos (Atos 4.12)
A palavra” sou” merece sérias considerações.
Ele não disse “Eu era a Porta” como se fosse verdade apenas no passado.
Ele não disse “Eu serei a Porta” como se fosse algo que no futuro se realizará.
Ele disse: “ Eu sou a Porta”. Ele é a Porta no presente, agora. Por isso somos convidados: “ Venha agora” e “entre agora”. A palavra nos assegura “ Eis agora o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação (II Coríntios 6:2).
O artigo definido “a” deve ser notado. O senhor Jesus não disse “ Eu sou uma porta, como se houvesse muitas portas. Todas as entradas levam a Londres (ou Roma), mas todas as porta não leva ao céu.
O Senhor Jesus não é uma das muitas portas, mas a Porta, a única Porta. Ele disse “ Não há outro (Isaias 45.22) “ A ninguém viram senão só a Jesus” Mateus 17.8
A palavra “Porta” é simples e sugestiva. Todos nós sabemos o que é uma porta e para que serve. É uma entrada, uma abertura, uma via de acesso.
O Senhor Jesus é a entrada para a salvação, Paz, a vida eterna, a glória divina, o céu e o lar!
E não é apropriado que Ele seja a Porta? Pois Ele foi o único que morreu pelos nossos pecados, “para conduzir-nos a Deus” (IPe 3.18)
Foi o Seu precioso sangue que foi derramado para remissão dos nossos pecados (Efésios 1.7). Ele ressuscitou dentre os mortos e é “ as primícias dos que dormem” (ICo 15.20)
Ele é o único que tem o direito e pode dizer: “ Eu sou a Porta, Se alguém entrar por mim, será salvo”
Observe agora a simplicidade da salvação de Deus “ Se alguém entrar por mim, será salvo”
Não pela lei, não pelas obras, não pelo dinheiro, mas “por mim”, disse o Senhor Jesus.
“Alguém, qualquer pessoa, homem, mulher, menina ou menino” “será salvo”
A Porta está escancarada! Você tem um convite para entrar. Ele disse “Vinde a mim”(Mateus 11.28). Você não quer entrar agora?
Quando você entra, passa a pertencer ao rebanho de Grande Pastor, e você entra e sai com as Suas ovelhas e encontra pastagens.
Em Cristo você é uma nova criatura; depois as ordenanças serão observadas, as boas obras serão diligentemente praticadas, você glorificará o Senhor com seus bens e sua conduta revelará o fato de sua salvação.
Tendo consciência de que sou pecador e carente da salvação, aceito Jesus Cristo como meu Salvador