Pular para o conteúdo principal

Reflexão sobre Ateísmo Militante: Entre Críticas Válidas e Limitações

TODA MILITÂNCIA TENDE A SER BURRA

                                                                          

"Toda militância tende a ser burra" seja ela ateísta, religiosa ou política."

A controvérsia em torno do ateísmo militante suscita questionamentos pertinentes, embora devamos abordar o tema com uma análise crítica. A impressão de que se trata de uma tendência adolescente, fundamentada em crises existenciais, persiste. Muitas críticas ateístas são, de fato, válidas e instigantes, contudo, é evidente uma inclinação à limitação em discussões produtivas. O espaço para deboches, especialmente em novos militantes que replicam ideias sem reflexão, é notável.

Comparar um ateu a um crente religioso, ressaltando a semelhança de suas comunidades, destaca uma ironia intrínseca. A sugestão de que agnósticos são mais coerentes adiciona uma perspectiva intrigante, questionando se a moderação não seria uma abordagem mais equilibrada.

O cerne da crítica reside na natureza fechada da militância, que frequentemente rejeita o contraditório e se fecha a absurdos e possibilidades em nome de convicções pré-estabelecidas. No entanto, é crucial lembrar que muitas questões teológicas, filosóficas e científicas permanecem em aberto, desafiando a simplicidade do deboche generalizado.

Outro ponto de reflexão é a superficialidade em algumas críticas, como aquelas direcionadas às narrativas da Bíblia cristã. Aqui, observamos a falta de profundidade e conhecimento real, com críticas baseadas em trechos isolados e desprovidas de uma hermenêutica e exegese adequadas, o que compromete a validade das argumentações.

Ao alertar sobre militâncias, sejam ateístas, religiosas ou políticas, a intenção não é defender uma perspectiva específica, mas sim promover a consciência crítica. Reconhecer a propensão de toda militância à estreiteza de visão é um convite à reflexão, destacando a necessidade de diálogo construtivo e abertura a perspectivas divergentes. Em última análise, a crítica persiste como uma ferramenta valiosa, mas é fundamental aplicá-la com profundidade e discernimento.

Thiago de Lacerda Ferreira





Postagens mais visitadas deste blog

Até que ponto vivemos um folclore religioso? O que é verdadeiro e o que fantasia?

A história de Moisés seria verdadeira ou somente um Mito? Realmente o mar vermelho se abriu? A religião tem levado muitas pessoas e povos aos extremos, a nossa vida, e mesmo a dos céticos, é fortemente influenciada por crenças, dogmas e mitos. Essa influencia, ainda hoje, leva muitas nações   a travarem guerras, das quais moldam a vida como muitos a conhecemos hoje.   No entanto tal assunto não deve ser ignorado, pois se o mesmo o for estaremos condenados a um estado de alienação e preconceitos. Se a bíblia é um livro sagrado, escrito por homens inspirados pelo verdadeiro e único Deus, então os seus registros são incontestáveis e   podem ser facilmente comprovados, uma vez que o assunto seja levado a sério, dentro de uma esfera científica e de pesquisas. Contribua com os seus conhecimentos e faça um comentário, acrescente!

NAZISMO NACIONAL? SINAIS DO FIM?

Acordei com disposição hoje. Fui cumprir meus compromissos, mas não sei por onde começar a descrever... o sentimento é de desânimo, tristeza, desespero; o consolo é saber que não tarda aquele momento em que não faremos mais parte dos negócios deste mundo. Bem, não sou nazista, não sou fascista, não sou comunista, não sou PETISTA! Sou um cidadão brasileiro e procuro exercer minha cidadania, buscando ser coerente dentro deste sistema. Quem me conhece melhor sabe que questiono muito as coisas, tenho pontos de vista muitas vezes contrários e sou chamado pelos mais íntimos de chato, do contra. No entanto, tenho como princípio o respeito (na prática) e, como educador, aprimorei muito mais o exercício do respeito à opinião e ao ponto de vista do outro. O que sofri hoje me entristeceu muito. A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA DO NOSSO PAÍS TEM GERADO MUITAS DISCUSSÕES, e muitas delas revelam um sentimento do povo e dos jovens brasileiros, que, em sua maioria, apenas repetem o que ouvem, s...

JESUS É DAHORA O QUE FODE É O FÃ CLUBE+AMOR

Jesus é da hora o que  #@!#%$  é o seu fã clube Profano? Engraçado? Linguagem contemporânea? Não sei! Só sei que me parece uma grande verdade atribuída somente para aqueles fãs equivocados, ou será que diante da postura dos cristãos da atualidade estamos enganados? Fazem esses parte de algum clube mesmo? Bem, acredito que tais questões podem ser facilmente respondidas com uma simples observação da realidade vivida pelo grande "fã clube" , ao qual se refere o pichador do muro. O amor, somente o amor, simples e complexamente o amor, dentro dessa dicotomia e em todos os seus aspectos e sentidos possíveis, em sua essência e em sua pureza é o que pode representar JESUS , pois Ele mesmo é AMOR . JESUS está longe de ser associado ao que conhecemos, presenciamos e experimentamos atualmente. Todo ódio, preconceito, intolerância, acepção de pessoas, arrogância, mentira, rancor, vingança e tudo o que é nocivo ao coração e mente humana, não faz e não pode ser atrelada à pessoa de J...